domingo, 6 de março de 2016

Chá de Domingo #73: Mais Pastelaria

Só há duas coisas que me deixam realmente chateado: a ignorância das pessoas e os esquemas que fazem aos autores acreditarem que tem de pagar para editar.


Há uns dias, vi no meu mural do facebook a capa de um livro que estaria prestes a ser editado. O autor fazia parte dos meus contactos, por isso fui ver a capa. Bem, ia-me dando uma coisa má: a capa ostentava a marca da Pastelaria Estúdios. Já vos falei desta editora leviana, a qual não me inspira confiança alguma.

O meu impulso foi o de alertar esse meu conhecido para aquilo em que se estava a meter:

Não querendo ser inoportuno, creio que você foi enganado. A Pastelaria Estúdios tem muito má reputação no meio literário. é possível que você tenha pago umas boas centenas de euros para publicar esse livro e não vai conseguir vendo-lo a menos de 10 a unidade. Para além disso, não espere a Sra Teresa Queiroz ou a Editora o ajudem a vendê-lo. Os autores não tem que pagar para editar, isso é um esquema em que muitos caem. E caso se queira auto-publicar, peça ajuda, vais ver que poderá poupar muito dinheiro e até vender os livros mais baratos. Como é que eu sei isto? Eu trabalhei numa editora que nunca cobrou um único cêntimo aos autores.
A pessoa em causa tratou de agradecer a informação e de usá-la para confrontar a Sra. Teresa Queiroz, a dona da Pastelaria. A reacção dela não se fez esperar:
não sei como classificar isto
nojento -- é pouco
agradeço que se contenha
mas obrigada pela publicidade

Quase três horas depois, acrescentou (sem que eu tenha dado qualquer resposta):

cobardia é fantástico
é isso que ensinam aos miúdos agora?
felicidades
não precisa responder

Na manhã seguinte, ao ver as mensagens decidi responder:

Já tive a infelicidade de ser enganada pela senhora. Portanto, estou a falar com conhecimento de causa. Não é cobardia avisar outras pessoas para não caírem na conto do vigário. Para além disso, tudo o que disse é estritamente verdade, ou deseja contestar os factos?
A resposta foi simples:

é imensa cobardia
passe bem
E a minha também:

Porque é que é cobardia? Desde quando falar a verdade é cobardia?
E aqui terminou a conversa. Considero interessante o facto de ela não desejar sequer contestar os factos.

Infelizmente, não é sequer possível argumentar com este género de pessoas. A única parte positiva é que o autor não deverá voltar a cometer o mesmo erro. Enfim, que fique o aviso para todos os escritores que andam por ai à espera de ser publicados: Não tem de pagar para ser publicados! Se não encontrarem outra forma, façam um favor a vós mesmos: auto-publiquem-se, fica mais barato e tem o controlo todo nas vossas mãos.

Nota final: A Pastelaria Estúdios faz parte do Grupo Múltiplas Histórias, no qual se incluem as editoras Silkskin Editora, Orquídea Edições e Papel de Arroz Editora. Muitas faces para o mesmo esquema.

3 comentários:

  1. Mas o óbvio é óbvio. Só não sabe quem ignora, porque quer ignorar. As pessoas gostam ...não há nada a fazer. São negócios. Não critico. Eu vou se quiser ir. Não sou enganado nem obrigado. Uma editora é outra coisa...claro. (E também não são as da escrita criativa..nem pensar...ou as dos autores da televisão...todos estes são mercadores)

    ResponderExcluir
  2. Todas as editoras mencionadas são apenas uma. Editoras, não. Negócios. Muitas histórias há a contar, mas essencialmente falta de profissionalismo e arrogância, para além de extorsão. O resto é enredo de novela sem qualidade.

    ResponderExcluir