domingo, 10 de novembro de 2013

Chá de Domingo #13: Software especifico para Editoras

Como sabem, faço parte da Editorial Divergência e, como tal, dei por mim a pensar que software seria necessário para o normal funcionamento de uma editora.


Vamos  saltar o óbvio: o software de edição, paginação e edição de imagem que esperamos encontrar numa editora, e vamos analisar o que se passa nos bastiadores.

Ferramentas Monte Carlo

Gerir uma empresa não é uma tarefa trivial. Como definir estratégias? Como encontrar boas relações entre preços, lucros e factores de risco? Nada melhor do que experimentar com uma empresa virtual. Em geral, há empresas de consultoria que têm os seus próprios programas. O problema é que os preços cobrados são proibitivos para uma empresa pequena, na ordem dos milhares de euros. Valerá a pena comprar ou mais vale criar uma versão privada?

Gestão de Submissões

Gerir submissões usando os emails com estrelinhas e o Googledocs não é a maneira mais eficaz. Ter que pedir o feedback do editor para cada artigo, reenviar-lhe os emails e relembrá-lo consome bastante tempo. Qual a solução? Criar uma plataforma que agregue todos esses serviços. Para além disso, deve ser intuitivo e com uma boa performance. Acham que é realizável ou deve-se tentar encontrar uma alternativa grátis?

Website + Vendas Online

O website da editora e o e-commerce não são opcionais nos dias que correm. Ter um website apelativo e funcional pode gerar tantas ou mais vendas que a presença física em livrarias. O leitor de hoje em dia usa motores de busca para encontrar o que quer, ainda há quem vagueie pelas livrarias em busca de títulos, mas essas pessoas estão em vias de extinção. Felizmente, muitos dos alojamentos online já incluem essas ferramentas, não sendo necessário qualquer gasto, mas só uma aprendizagem dos mesmos e escolher entre as várias opções existentes.

Se tivessem uma editora, quais opções escolheriam para cada uma das categorias?

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